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De Customer Success a Produto: uma jornada profissional

By Rafaella Cosme
October 08, 2023
2 min read
De Customer Success a Produto: uma jornada profissional

Olá pessoas, como estão? Rafa aqui!

Hoje iremos conversar um pouco sobre carreira profissional!

Iniciar uma carreira profissional pode parecer uma jornada incerta, não é mesmo? Mas cada posição desempenhada ao longo do caminho pode oferecer valiosas lições e experiências que moldam a nossa trajetória.

Em 2015, comecei minha jornada nesse mundo de tecnologia, mas foi apenas em 2017, ao ingressar na área de Customer Success, que “a chave virou”.

Neste artigo, compartilharei a minha jornada desde o atendimento ao cliente até a gestão de produtos, que me proporcionou insights valiosos que me renderam habilidades essenciais para minha carreira.

Vamos lá?


A Arte de Entender e Atender o Cliente

Minha jornada começou na área de Customer Success, onde aprendi a importância de ouvir e compreender profundamente as necessidades dos clientes. Rapidamente, percebi que construir relacionamentos duradouros com os clientes não se limita a fornecer um excelente serviço, mas também envolve empatia, escuta ativa e a capacidade de oferecer soluções eficazes.

Aprendi, ainda, a importância de colaborar com cada cliente, compreendendo seus negócios e desafios de maneira profunda. Aqui, a comunicação clara e eficaz tornou-se fundamental para garantir que nossos clientes se sentissem valorizados e parte da solução. Além disso, desenvolvi habilidades estratégicas de negociação e gerenciamento de relacionamentos, tanto com os clientes quanto com a equipe de desenvolvimento.

Liderança e Pensamento Crítico

Estive, por um tempo, atuando como líder e posso dizer que não é nada simples liderar pessoas. Acredito que aqui aprimorei minhas habilidades em resolução de problemas e conflitos, a importância de promover um ambiente onde todos possam contribuir e desenvolver o pensamento crítico.

A Sintonia entre Equipes

Na posição de Product Ops, aprofundei meu entendimento sobre a colaboração entre Produto, Engenharia e Atendimento ao Cliente. Percebi, mais do que nunca, que o desenvolvimento de produtos de alta qualidade depende do alinhamento desses times em direção a um objetivo comum. E, mais do que nunca, pude ver como ser uma pessoa orientada a dados pode mudar a perspectiva de um produto e, por consequência, a direção para qual devemos seguir.

Gestão de Produtos

Finalmente, alcancei a posição de Product Manager e, sinceramente, a Rafa de 2015 nunca sonhou que chegaria a se tornar uma pessoa de produto. Mas vejo que, aqui, posso colocar em prática todas as habilidades que adquiri ao longo da minha carreira.

Aprendi a importância de definir a visão do produto e sua estratégia, trabalhando em estreita colaboração com equipes multidisciplinares.

Entendo que ser PM não é estar em uma função solo, mas sim trabalhando sempre em equipe; é ser alguém que vai ajudar na construção do produto mapeando, desenhando e garantindo que estamos indo de acordo com o que nossa estratégia precisa, mas não é a pessoa “dona da verdade”, até porque a verdade pode mudar.


Por fim, como trouxe neste artigo, cada etapa da minha carreira contribuiu para minha formação como Product Manager. Empatia, atendimento ao cliente, colaboração e um ambiente seguro são fundamentais no papel de um PM. Entender as necessidades dos clientes e trabalhar em colaboração com outras equipes são as chaves para o desenvolvimento de produtos bem-sucedidos.

Em resumo, trabalhar em diferentes áreas pode ser - e realmente é - altamente benéfico para o desenvolvimento profissional. E isso, em qualquer área!, proporciona lições valiosas e experiências que contribuem para uma carreira mais completa.

Portanto, em vez de subestimar seu passado, é essencial ter clareza e reconhecer como cada experiência contribuiu para a sua evolução e sucesso atual.

Afinal, cada posição ensina habilidades únicas que, quando combinadas, podem ajudá-la a se tornar uma pessoal mais completa.

Por fim, não diminua o seu caminho, aprenda a entender o que ele te ensinou e como isso pode contribuir para a sua atual cadeira.


Agora que você chegou até aqui, que tal fazer o exercício de pontuar como suas experiências anteriores contribuíram para sua evolução profissional?

Bom trabalho e até logo!


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Redatora

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1
A Arte de Entender e Atender o Cliente
2
Liderança e Pensamento Crítico
3
A Sintonia entre Equipes
4
Gestão de Produtos

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